Processos de aprendizagem e o desenvolvimento infantil

Olá olá! 🙂

Temos novo artigo na rubrica Saiba mais, hoje vamos explorar a associação entre os processos de aprendizagem e o desenvolvimento infantil!

Afinal, o que é a aprendizagem?

A aprendizagem é um processo cognitivo que consiste na ampliação e aquisição de conhecimentos que serão utilizados em situações sociais e académicas na vida de todos. Esse processo não acontece somente na infância, no entanto, é nessa etapa da vida que ele tem maior possibilidade de “ganho”.

Photo by Brett Sayles on Pexels.com

E ao falarmos desse processo no desenvlvimento infantil, pensamos logo nas formas de otimizar essas conquistas… Por isso é importante ressaltar que existem fatores internos e externos que possibilitam e contribuem para as aprendizagens significativas.

Quando pensamos em fatores internos, refiro-me aos estímulos captados pela audição, visão e pelas experiências táteis, que serão processadas pelas funções cognitivas como a atenção, memória e outras. Já os fatores externos ressalta-se o interesse, o recurso e a forma  utilizados para aceder a essa aprendizagem e sua relação com a vida…

Parece complexo? E realmente é!

Entretanto, quando possibilitamos que o desenvolvimento infantil aconteça cercado pelo lúdico, pelo conhecimento e pelas experiências, tudo passa a ser como mágica! Tanto em processos ditos “típicos” como em condições de necessidades especiais, possibilitar o desenvolvimento infantil cercado de bons estímulos faz com que as aprendizagens concretizem-se.

girl in red dress playing a wooden blocks
Photo by cottonbro on Pexels.com

Não esquecer…

É importante ressaltar que as crianças aprendem de maneiras diferentes. Umas são mais auditivas, outras são mais visuais, outras são mais corporais e teremos ainda as que aprendem melhor pelo tocar nas coisas… mas ao possibilitarmos todas essas formas as chances do aprendizado ampliam-se! Sabemos que nem sempre é possível combinar todos esses estímulos, mas ao menos dois, já tem-se um ótimo resultado.

Por isso, a nossa dica é tentar fazer com que as experiências do desenvolvimento infantil sejam ricas, lúdicas e cercadas de possibilidades de aprendizagem!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1-1-1024x576.jpg

Já segues o Psicomotricitando?

Queres receber as nossas atividades e dicas? Deixa então aqui o teu email!