A importância das férias para o cérebro

O artigo de hoje encerra o primeiro semestre do ano e anuncia o início das FÉRIAS, um período tão esperado por muitos! Há quem as valorize, mas há também quem subestime o poder das férias. No artigo de hoje abordaremos a importância das férias para o cérebro não só para os miúdos, mas também para os adultos.

Psicomotricitando- A importância das férias para o cérebro

O cérebro precisa “descansar”:

Na nossa rotina de estudos e trabalho, o corpo fica em sistema de prontidão, ou seja, permanece em alerta para enfrentar qualquer situação. Deparámo-nos com situações de stress, de pressão (muitas vezes intensa), temos que lidar com dificuldades, elaborar estratégias para resolver problemas. Na escola e no trabalho, por exemplo, crianças e adultos têm prazos de entrega de trabalhos e provas e isso aumenta a ansiedade.

A ansiedade, por sua vez, aumenta o índice de cortisol no nosso organismo e com isso, podemos ter sensações de desconforto, sentir dores musculares, dentre outros sintomas. Enfim, o nosso cérebro ativa circuitos particulares que são os de sobrevivência. Porém, esse estado de alerta é preciso ser ativado e desativado, e são nos momentos de pausa, de descanso, que podem ser breves ou mais extensos, que essa desativação ocorre de maneira mais efetiva.

E se o estado de alerta nunca é desligado?

Se o nosso organismo permanece ligado nesse circuito de alerta, ele não consegue ativar as funções de criatividade ou elaboração, porque está focado na sobrevivência e isso tende a se tornar um conflito perigoso. Por isso descansar é tão importante. Assim podemos dizer que uma primeira vantagem das férias seria a ausência ou importante diminuição de tensão. Com a ausência ou diminuição da ansiedade, e consequentemente do cortisol, o humor da pessoa melhora, ela fica mais disposta e relaxada.

Psicomotricitando – A importância das férias para o cérebro

O sono também melhora nesse período, pois vários neurotransmissores responsáveis por sua regulação ficam mais equilibrados. Todo esse equilíbrio químico também tem efeitos no humor, na memória e no aprendizado. Há neurotransmissores responsáveis pela regulação da atenção e da memória que são beneficiados pelo sono de qualidade. Quantos benefícios o descanso no traz!! Seja ele através de um sono de qualidade, seja através de períodos de menos stress.

Mas cuidado!

Fiquem atentos para não caírem na armadilha de terem que ter os dias de férias cheinhos de atividades. Não se exijam uma programação repleta de novidades e passeios maravilhosos todos os dias. É provável que essas situações sejam possíveis uma vez ou outra e precisamos saber desacelerar e ficarmos bem mesmo em situações simples da nossa rotina. Se antes era apenas a mamã que fazia o pequeno-almoço, nas férias os miúdos podem ser os responsáveis por parte dessa refeição e se sentirem importantes!

Psicomotricitando – A importância das férias para o cérebro

A nossa equipa deseja a todos um descanso de verdade!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Viviane Balero Landis – psicóloga e neuropsicóloga (vivianebaleronp@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/viviane.landis/?hl=pt 😉

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1024x576.jpg