As brincadeiras infantis e a sua importância para o desenvolvimento humano

Nesta semana, comemoramos cá em Portugal, o dia da criança e por essa razão resolvi abordar esse tema tão importante. O brincar, na minha opinião, é uma atividade fundamental na vida e desenvolvimento de uma criança. O brincar de verdade, com liberdade tanto para criar como para experimentar a brincadeira, para perceber o próprio corpo, seus limites, o limite do outro…

Atualmente esse brincar “ganhou” um formato mais tecnológico, pois existem muitas aplicações e jogos estimulantes e coloridos que acabam por deixar a criatividades e imaginação das crianças em segundo plano. Pode até chamar a atenção, mas parte de um processo importante de elaboração de linguagem e desenvolvimento motor serão dificultados… brincar pressupõe criar, partilhar, esperar pela resposta do outro, mudar de estratégia caso seja necessário… e movimentar-se! (Lê este artigo onde falamos sobre A importância do brincar)

Pensando nisso, hoje partilho com vocês alguns jogos infantis que fizeram e ainda fazem muito sucesso, pelo menos para muitas crianças brasileiras… veja se conhece alguma… será que o nome da brincadeira muda em Portugal? Deixa nos comentários!

  • AMARELINHA (MACACA)

Pode ser feita no chão ou produzida em papel. Atira-se uma pedrinha ou saquinho com areia nos números que não poderão ser pisados. Trabalha equilíbrio, movimento, atenção, memorização de números… e outras tantas habilidades.

  • ESCONDE-ESCONDE (AS ESCONDIDAS)

Uma criança fecha os olhos enquanto as outras se escondem. Passado um tempo, (geralmente conta-se até 10, 15 ou 20), e quem estava com os olhos fechados deverá procurar os outros. Movimento, espera, atenção, contagem… são apenas algumas contribuições dessa brincadeira.

  • PEGA-PEGA (AS APANHADAS)

Uma criança será “o pegador/caçador”, e as outras, “os fugitivos”. Quem a criança pegar, será o pegador da vez. Os participantes, combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores. Trabalha o movimento, a espera, a troca de turnos…

  • TELEFFONE SEM FIO (TELEFONE ESTRAGADO)

Uma criança fala uma palavra ou frase (o “segredo”) ao ouvido de outra pessoa ao seu lado, de modo que os demais participantes não escutem ou descubram imediatamente qual é o “segredo”. Quem ouviu o segredo tenta então repeti-lo para o próximo participante, e assim por diante até chegar ao último, que deve contar o segredo em voz alta. Trabalha com o controle inibitório, a escuta, a compreensão…

  • PASSA O ANEL

Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! Cada participante fica com as suas mãos unidas, mas entreabertas na parte de cima, para poder receber o item. A criança que estiver segurando o objeto deverá encostar nas mãos de quem estiver na brincadeira. A missão? Passá-lo disfarçadamente para alguém! Então, toda sutileza é muito bem-vinda! O jogador escolhido deverá adivinhar com quem o item está. Trabalha a paciência, a atenção, a observação…

Qual o jogo a que vai brincar primeiro??


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt