A importância do descanso para o cérebro

Olá a todos! Aproveitando que o período de FÉRIAS está a chegar, esta semana falaremos de um tema muito importante, porém, pouco valorizado por muitos, o DESCANSO. Descansar traz grandes benefícios, especialmente para o nosso cérebro e, em particular, para o processo de aprendizagem. No artigo de hoje abordaremos mais especificamente o descanso ou as pausas breves, mas no próximo artigo, traremos conteúdo direcionado ao período de descanso prolongado e tão esperado que é o das FÉRIAS.


Ainda sobre este tema, temos o nosso último episódio do nosso podcast. Exploramos a importância das férias e algumas sugestões do que podemos fazer com os mais pequenos neste período!


► Quantas vezes, no nosso dia a dia, não pensamos que descansar é uma perda de tempo, não é mesmo? No entanto, não é isso que estudos sugerem, ao contrário, apontam que os períodos de descanso, ainda que breves, podem ser essenciais para o processo de consolidação da memória, por exemplo. Estudos mostram que breves períodos de descanso após o aprendizado facilitam a consolidação de novas memórias. Durante o repouso nosso cérebro não para, há uma redução da atenção aos estímulos externos e assim os recursos cognitivos são direcionados a processos espontâneos internos como a consolidação da memória.

► Já aconteceu consigo de ter ideias ou insights com relação a um problema durante um sonho, nas férias ou durante um período de descanso breve em que não estava a pensar sobre o assunto? Já me deparei inúmeras vezes com essa situação e acredito que você também! O insight é caracterizado por uma reestruturação mental da informação adquirida, a partir da qual um novo conhecimento pode ser extraído, levando a mudanças no nosso comportamento, pensamento. Aquelas situações de descanso, possivelmente conduzem à estabilização e reestruturação de novas representações da memória por meio da consolidação produzindo as novas ideias. Assim, ao contrário do que muitas vezes é dito, quando nos deparamos com um problema, nem sempre precisamos “dormir sobre ele” para encontrar uma solução, simplesmente “descansar sobre ele” pode ser o suficiente. 

► Há estudos que sugerem que alguns minutos de descanso acordado (por volta de 10 minutos) beneficiam a memória, em comparação ao engajamento em uma outra tarefa, mesmo que apenas para distrair. Ou seja, pequenas pausas “puras”, sem que se queira “preenchê-las” com alguma atividade, parece ser muito importante para o aprendizado.

► Que tal se ainda não temos essa prática, das pequenas pausas para descanso, começarmos a introduzi-la no nosso dia a dia e no processo de estudo dos miúdos? Acredito que somente trará benefícios!

Boa leitura!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Viviane Balero Landis – psicóloga e neuropsicóloga (vivianebaleronp@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/viviane.landis/?hl=pt 😉

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1024x576.jpg

Fontes:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30255941/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30683602/