Férias 2021

Férias, um momento para brincar e melhorar as aprendizagens!

As tão sonhadas férias aproximam-se… sonho para uns, pesadelo para outros… rsrs. As crianças estão a contar nos dedos por esse momento de “relax”, mas para muitos pais, é um período difícil de gerir por não poder contar com as atividades da escola.

Em tempos de pandemia, nada muito “mirabolante” pode ser pensado… no hemisfério norte, temos as férias de verão e o famoso “summer camp” pode ser uma alternativa, mas muitas vezes essa diversão se torna custosa em termos financeiros… Já no hemisfério sul, as férias não são tão quentes assim… em alguns lugares chega até ser muito fria essa temporada…

A grande questão é: FÉRIAS SÃO FÉRIAS e combinam com DIVERSÃO. Dentro de casa ou fora dela, com amigos ou com os pais… precisam contar com brincadeiras e jogos que ocupem a mente e otimizem o tempo das crianças.

No artigo anterior, escrevi sobre algumas brincadeiras que estimulam “o brincar de verdade, com liberdade tanto para criar como para experimentar a brincadeira, para perceber o próprio corpo, seus limites, o limite do outro...”, agora convido-vos a pensarem junto com o teu filho, sobre como pode ser organizado esse momento de férias. Pegue papel e caneta, sente junto com ele ou eles e façam um planeamento.

  • Escreva dia a dia ou por semana uma espécie de roteiro de atividades. Vale acrescentar uma TV com pipoca, uma atividade de pintura, uma criação de jogo ou escultura, uma visita a um local para explorar, uma gincana em casa, um passeio especial… essa “organização da rotina” contribui com a administração do tempo, com a previsibilidade, com a diminuição da ansiedade e com a disciplina.
  • Se tiveres uma agenda com a organização do teu tempo, mostre ao teu filho. Se não tiver, faça uma para ele perceber que todos precisamos de uma rotina a seguir. Obviamente que existem situações que aparecem de última hora e que precisarão ser feitas, mas se existe um planejamento prévio, tudo ficará mais fácil de se reorganizar.
  • Uma outra sugestão valiosa, caso os pais não consigam conciliar as próprias férias com as dos filhos é pedir ajuda deles para alguma tarefa do cotidiano ou do trabalho. Eles vão adorar ajudar!

Aqui abaixo, deixo uma sugestão de “planner” para organizar esse período que pode ficar ainda mais recheado de aprendizagens significativas se tentarmos otimizar essa rotina de forma lúdica e criativa. (Clica no botão a baixo)

Relembramos ainda que temos vários planners (semanais, mensais e diários) totalmente gratuitos, AQUI!

Have a nice vacation!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt