Memória e Aprendizagem

Já abordamos por cá o tema memória (AQUI), hoje a Juliana explica-nos como a memória e a aprendizagem estão associadas!

Os processos de aprendizagem, sejam eles escolares ou não, são sempre delicados e merecem atenção de pais, educadores e professores. Aprender é algo encantador, mas nem sempre acontece de maneira espontânea.

Quando as aprendizagens estão relacionadas com desejos, necessidades ou prazeres, parece que tudo acontece como um “passo de mágica”, bastam alguns estímulos para a criança aprender, e algumas vezes, aprendem até sozinhas… Cantar uma música, brincar com um jogo interativo, aprender uma dança… situações que envolvam habilidades visuais, auditivas e cinestesicas que facilitam a rápida aprendizagem. Agora quando falamos de aprendizagens formais com conteúdos escolares, a principal habilidade que será colocada à prova é a memória, pois conteúdos precisarão ser memorizados…

Não quero dizer que a memorização de conteúdos escolares significarão aprendizagens de sucesso, mas esta habilidade será muito exigida no processo de aprendizagem escolar e precisa ser estimulada. Existem maneiras de contribuir com essa memorização e quanto mais caminhos forem criados, maiores serão as chances de sucesso!

Cada criança é uma e as suas formas de aprendizagem também vão variar… mas oferecer condições diferentes para a memorização, irá contribuir significativamente com as aprendizagens. Veja a seguir, qual é o “estilo de aprender” que mais combina com a sua criança e tente direcionar o estudo……

Tabela sobre estilos de aprendizagem. Fonte: www.afinandocerebro.com.br

 Espero que estas informações tenham ajudado. Se ficou com alguma dúvida ou mais interesse no tema (Memória e Aprendizagem), deixe nos comentários para ampliarmos a conversa.

Até à próxima!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt