Como fortalecer a leitura e a escrita dos 7 aos 11 anos

Estamos de volta com o último artigo deste mês sobre o desenvolvimento infantil, hoje exploramos como podemos estimular como fortalecer a leitura e a escrita dos 7 aos 11 anos.

A importância da leitura e da escrita

Quando as crianças crescem, os estímulos de linguagem precisam acompanhar as novas fases do desenvolvimento. Recursos diversificados são bem vindos e, tanto a leitura como a escrita, precisam estar presentes para que o vocabulário amplie-se e ofereça suporte para uma fala estruturada e uma comunicação mais eficiente.


Partindo do pressuposto de que a leitura e a escrita adequadas são condições para um aprendizado significativo, venho hoje chamar a atenção para a qualidade e a frequência dos estímulos oferecidos para as nossas crianças, principalmente as dos 7 aos 11 anos que já são capazes de opinar e participar de boa parte dessas escolhas… logicamente não temos como controlar todas as leituras e escritas deles… até deveríamos, mas sabemos que com o advento da vida moderna, geralmente pai e mãe trabalham e não conseguem passar muito tempo do dia com os seus filhos… entretanto oferecer estímulos que relacionem a maior parte do tempo, com a leitura e a escrita, contribuirá positivamente com o aumento do vocabulário significativo e adequado que elas precisam.


Em situações de normalidade, quem tem a oportunidade de ler e escrever mais, terá maiores condições de falar e argumentar numa situação comunicativa, seja ela pela via da fala, da escrita, da arte… Logicamente que essa “premissa” não é uma garantia de “sucesso”, mas criar a oportunidade de estímulos é também papel da família.

O papel dos pais


Acompanho muitos pais que enfrentam grandes dificuldades para encontrar estratégias que possam contribuir com o “fortalecimento” de leituras e escritas nessa fase do desenvolvimento e a minha orientação costuma ser a seguinte: “a leitura e a escrita precisam estar contextualizadas com as nossas vivências e preferências. Elas precisam fazer sentido para as nossas vidas e essas escolhas dependerão quase que exclusivamente desses fatores.”


Deixo aqui algumas sugestões para ajudar a fortalecer a leitura e a escrita dos 7 aos 11 anos:

  • Uma sugestão que gosto de dar e acho que faz muito sentido nessa fase do desenvolvimento são ler livros dos filmes que viram! Existem muitos filmes que foram feitos baseados em livros.
  • Oferecer um livro para leitura e depois conferir se faltou alguma parte importante, pode ser divertido para as crianças. Assistir a esse filme em outra língua e colocar a legenda, também é interessante para trabalhar a leitura e compreensão. Num outro momento, assistir o mesmo filme sem a legenda, irá contribuir para o aprendizado dessa outra língua.

Destaco mais uma vez que a escolha das estratégias, dependerá muito do estilo de vida da família, principalmente dos membros que tiverem mais contacto com a criança.

Se quiseres saber mais sobre o desenvolvimento infantil, ouve o nosso podcast, clica na imagem para ouvires:


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1-1-1024x576.jpg