Porquê ler?

Quem nunca ouviu (ou até disse): “deverias ler mais” …mas e porquê?

Hoje falaremos da importância da leitura para a aprendizagem! Desde muito cedo, estamos expostos à língua falada, ao ouvir histórias ou até mesmo só ouvir os adultos a falar, dessa forma, a criança “acumula” palavras que enriquecerão o seu vocabulário. Essa “bagagem linguística” será importante para o desenvolvimento de várias habilidades como: a fala, a escrita, a leitura, o raciocínio lógico, a argumentação, a compreensão, o respeito aos turnos de fala, etc…

A leitura faz parte de muitos momentos do nosso dia… e as crianças devem perceber a importância dessa forma de comunicação para que também consigam atribuir-lhe o seu verdadeiro valor.

Aprender a ler, pode não parecer, mas exige um enorme gasto de energia!

Como já passamos por esse processo, já esquecemos… Vamos relembrar?

Inicialmente a criança precisa de decodificar símbolos, ou seja, reconhecer a forma das letras e relaciona-las aos seus sons. Entretanto ler vai muito mais além… “juntar” muitas letras, relacionar aos seus significados dentro de um contexto para compreender a mensagem! Ufa… cansa mesmo! Por isso, para esse ato tão importante se tornar prazeroso, deve ser incentivado desde cedo através da oferta de leitura: ao dormir, ao comer, ao brincar… momentos de leitura devem fazer parte da rotina das famílias.

Com o fim-de-semana aí à porta, porque não aproveitar para oferecer boas leituras aos mais pequenos!

Histórias ou contos de repetição são facilitadores para a aprendizagem da leitura. Ao ler à criança esses tipos de leitura, ou mesmo compartilhar com ela, auxiliamos: o processo de memorização, ampliação do léxico, estimulação da imaginação… ou seja, habilidades fundamentais pra leitura autónoma. Querem experimentar?

Experimentem ler duas ou três vezes uma história desse tipo e, na vez seguinte, as crianças repetirão, junto ou até mesmo antes de vocês lerem, a próxima parte da história…. momentos depois, numa situação de leitura autónoma, ela estará “lendo” a história memorizada… não “decodificou” todas as palavras ou nenhuma num primeiro momento, mas já criou repertório para as suas futuras leituras!

As nossas leituras começam assim… Lemos o mundo antes das letras!

Dica de hoje: Sempre que puderem, leiam para a criança, essa atitude vai refletir positivamente na sua aprendizagem!

Reunimos algumas sugestões de livros infantis para aos vossos pequenos:

Conhecem algum destes livros? E vocês que histórias leem aos vossos pequenos? Deixem nos comentários!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1-1-1024x576.jpg

Já segues o Psicomotricitando?

Queres receber as nossas atividades e dicas? Deixa então aqui o teu email!